Benditas Palavras Bem Ditas: Pretensiosa pretensão.

quarta-feira, junho 22

Pretensiosa pretensão.







"evolução é de dentro para fora".
fernand's


 
 
 
 

bansky









O homem não sai mais à caça com lança e tacape nas mãos a fim de trazer alimento para casa. Mas o sacrifício de animais (bem diferente de matar para comer) é prática comum, talvez pelo regozijo da superioridade. Pergunta: que superioridade é essa? Um animal não raciocina, não planeja, apenas corre para defender sua pele e sente, sente a perversidade do seu algoz, que coleciona olhos apavorados e põe no bolso alguns trocados sujos de sangue.

Pretensão é afirmar que o homem evoluiu. Alguns são letrados e cultos, mas despreparados para relações humanas: ainda criam barraco na fila de supermercado; não oferecem o lugar para um idoso no metrô ou coletivo; não dizem "bom dia" para quem está ao lado, mas insistem em "ensinar" para os filhos que devemos amar nosso semelhante. "Semelhante uma ova!", assim comporta-se o homem atrás de um volante, ou quando esbarra em alguém, podendo, antes, pedir gentilmente a passagem.

Pretensão é acreditar que o homem evoluiu. O homem quer sua cidade limpa, mas joga papel na rua. Quer respeito, mas não sabe ceder. Quer direitos iguais, mas acha que sempre pode levar vantagem. Não anda com arco e flecha, mas atira com metralhadora palavras ofensivas a quem pisa no seu pé, ou simplesmente corta a sua frente no trânsito. Todo mundo tem dias ruins, mas ninguém merece ser insultado porque você está aborrecido.

Ler e estudar são inúteis quando não dissemina-se o conhecimento e a transformação. Na idade da pedra, o homo herectus era rude porque esse era o meio em que vivia. Hoje, alguns "modernos" são rudes mesmo tendo acesso à educação e bons costumes. O homem só evolui quando se deixa revolucionar e isso é de dentro para fora. Não esperemos o mundo nos tratar bem ou nos respeitar, a disposição é pessoal: cada um fazendo a sua parte, pequenos gestos de civilidade e querer bem não custam nada e significam muito. Isso, só pra começar.

Fernand's
 
 
 
 

22 comentários:

Felipe Sanches disse...

o homem que não sabe direcionar a sua energia, desperdiça, irrita-se e acaba por satisfazer-se ao consumir a energia alheia. nem promove a troca saudável e, pelo contrário, dissemina o desperdício.

Fernand's disse...

felipe,
e a troca saudável é tão rica, né?!
mal sabem o quanto faz bem...

Valdicéia Mendonça disse...

Arrasou e a imagem é perfeita!!!

Fernand's disse...

valdicéia,
obrigada. adoro bansky.

Mundo Mundaca disse...

A beleza gera beleza, o bem gera o bem.Cabe a nos quebrar a corrente da intolerância e desrespeito ao próximo.
besos,yasmin

Wanderley Elian Lima disse...

Houve um tempo que eu acreditava que conhecimento era fonte de evolução. Me enganei.
Acredito que o homem está retrocedendo. Está cada vez mais selvagem.
Bjux

Fernand's disse...

yasmin
exato, parte de cada um de nós.








wanderley,
imagine se não estudássemos!!!

Poeta da Colina disse...

O homem é um projeto falido.

Fernand's disse...

poeta,
não todos.

Jéssica Trabuco disse...

As vezes eu tenho a certeza que o homem não evolui, regride ;)

Leo disse...

Pois é, Lê. é muita pretensão afirmar que o homem evoluiu e vermos a cada dia novas barbáries.

Dizem que um dos fatores da evolução, é que o homem forte não é mais aquele brutamontes de porrete na mão, e sim aquele que contribui para com a sociedade, como um Senna...triste é que isso é tão raro.

Beijos!!

Fernand's disse...

leo,
raríssimo mesmo, querido... e muitos ainda são os brutamontes, a diferença é que hoje eles têm armas de fogo nas mãos.







jéssica,
eu tbm!

Ana C. disse...

deixando um beijo e flores
lindo feriado

'Lara Mello disse...

Gostei muito! Seu texto é exatamente tudo que eu penso sobre como os seres humanos se comportam, sabe Fer, não canso de dizer: Tu sabe das coisas! :)

Georgette. disse...

''Pretensão é acreditar que o homem evoluiu''. Também acho que já está virando uma pretensão chamar o homem de ''homem''. Alguns não fazem por onde serem respeitados como tais.

Liza Leal disse...

Verdade, Fê.
A evolução primordial do homem está bem longe de se encontrar no ápice do intelecto. Pura balela!
É algo arraigado na própria essência.

bj de bom dia!
=)

AC disse...

O homem actual é um ser não pensante. Há muito que alguém pensa por ele, mas tão subtilmente que ele se convence que guia o seu destino. Suprema ironia!

Beijo :)

Heat disse...

Fernand's,

Seu texto é legal, mas pode me chamar de otimista, mas eu não concordo com ele.

Em geral o homem evoluiu. Eu vejo mais coisas positivas do que negativas. Claro que as negativas existem, não sou tão ingenua assim. Claro que existe muito a melhorar, que estamos longe da perfeição quanto sociedade, mas estamos bem melhor, tá talvez não musicalmente... mas enfim...

Hoje crianças com algumas deformidades podem viver, antes amedicina nao tinha como ajudar, a expectativa média de vida aumentou.

Apesar de ainda existirem enormes preconceitos mas existem um grande combate a eles. Com o passar de gerações, de certa forma tem se melhorado uma certa consciencia ecologica. Já vi adolescentes chamando a atençao do pai por jogar lixo no chao e crianças ensinando pais a como separar o lixo.

Essa evolução acontece sim, de dentro pra fora, mas acontece em escalas diferentes nas pessoas e nas comunidades.

Pela "maldade" ser maior, nao posso dizer que não existe a "bondade", que não vejo os avanços.

Sobre desperdícios e consumo de carne.... outra industria longe da perfeição, mas graças a avanços nesse setor, diversas pessoas tem acesso a proteinas. Minha visão, na minha formaçao como veterinária vem de Temple Grandin, minha heroina na pesquisa de bem estar animal. Foi feito um filme sobre ela. O respeito aos animais nunca existiu como existe agora. Em pesquisas cientificas enfrenta-se imensos comites de etica. Abatedouros para funcionarem tem que atender uma extensa legislação sobre bem estar animal. Tem aquela frase, que uma sociedade evolui quando passa a respeitar seus animais. O respeito tem aumentado, consideravelmente e em diversos ambitos.

O respeito aos animais aumenta ate mesmo entre os seres mais porcos-capitalistas envolvidos, pq ele da lucro. Animal bem tratado proporciona mais lucros.

E sobre o matar pra comer... em agrupamentos sociais de animais, nem todos caçam. Numa sociedade, seja ela qual for, existe a divisão de tarefas.

Nao sei se vc estava desapontada com algo quando vc escreveu, mas apesar de tudo, temos melhorado. Não é apenas questão de fé, questão de numeros de certa forma.

Tem um cara, um doutor, que afirma que vamos deixar de ser capitalistas e entrar em outra forma de economia. que estamos na fase de transição. se eu lembrar que foi esse economista, te mando.

Obrigada pelo espaço.

Fernand's disse...

heat,
muito legal seu comentário, mas, em resumo, o texto não fala dos avanços tecnológicos, bem estar e sistemas de melhoramento em geral. falo, essencialmente, de relações humanas.

não cito abatedouros ou sistemas de captação vegetal e animal para alimento. falo da matança indiscriminada e covarde de animais indefesos, tais como pássaros silvestres, onças, macacos, golfinhos, etc. tudo pelo prazer da caça, para extrair a pele, dentes, ossos, pêlos e etc. não falo de matar para comer, e isso muito acontece, infelizmente a caça, comércio e sacrifício dos animais continuam em maior grau do que é divulgado. nesse âmbito estamos muito longe de evoluirmos.

falo de alguns homens, não generalizo e, repito, tudo relacionado às relações humanas, incluisve de homem para homem, tal como matar sem pena, apenas por uns trocados ou uma tênis, por ex. eu seria insana se não admitisse a os avanços tecnológicos, científicos, bem como tratamentos que salvam, que curam, pesquisas que objetivam a longevidade de pacientes com deficiências sérias [por ex.] e etc. mais uma vez: o texto trata de relações humanas.

eu não estava desapontada com nada, apenas uma constatação de como regredimos em várias situações interpessoais, mesmo tendo educação, ensino e leitura. um exemplo [que não falei]: o desmatamento desenfreado e indiscriminado. outro? simples situações do dia a dia, como o trânsito ou comportamento em transportes coletivos. nada tem a ver com evolução da ciência, tecnologia e etc. por isso, falo da evolução que necessita da revolução interna e isso quer dizer consciência e disposição pessoal, cada um tem que querer mudar, tratar seu semelhante bem.

bjs. =)

Heat disse...

Bom...

Eu tive uma interpretação assim como comentei. A sua é bem mais legal que a minha. hehehehehehehehe

Karina disse...

Amei seu texto, queria até copiar para compartilhar no face, mas como ainda estou aprendendo a mexer no computador, não sabia que não pode copiar do blog!Queria dizer que, a impressão que tenho, é que as pessoas estão mais preocupadas em adquirir conhecimento intelectual, pois é bem mais fácil, prático e lucrativo do que evolir moralmente, que é abstrato, sofrível e coisa pra românticos e ingênuos! Mas ainda bem que o mundo também está cheio de pessoas amorosas e com boas intensões! Sabemos que a evolução nas pessoas não vem de forma linear.Alguns desenvolvem primeiro as ciências, outros a tecnologia, outros como vc, a comunicação e o senso moral...enfim só acho muito perigoso para a humanidade, a evolução intelectual vir primeiro que a moral. Você não acha? Meu nome é Karina.

Sentimental ♥ disse...

ah, quem dera a maioria pensasse dessa forma... só pra começar!